segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Destino

JICA - Yokohama Japan

Gaivota




Ontem tive um dia cansativo mas valeu a pena tive a oportunidade de conhecer o museo da imigração em Yokohama cidade vizinha de Tóqui saimos as 5:40 da manhã e so retornamos as 9:30 da noite , mas foi bem proveitoso conhecer um pouco da minha história ou seja da história dos imigantes que cruzaram os mares em busca de um oportunidade melhor foram tantos sonhos e tantas histórias so de saber que minha familia fez parte de tudo isso como a familia de outras centenas de milhares de pessoas , a imigração abriu as portas primeiro dos Estados Unidos onde foram para o Havai cultivar cana de açucar e posteriormente a América do Sul iniciou no Peru e depois Brasil em 1908.





Tantos sonhos estes imigrantes levaram em suas bagagens !



So de saber que a cultura deste povo ainda sobrevive depois de mais de cem anos, faz me entender como isso é importante dentro de um povo .



São tantos acontecimentos como guerras, problemas politicos entre outros mas ...a cultura prevalece .... nunca foi facil porem a esperança sempre fez com que todos lutassem para manter a união e vida em comunidade não importa o país em todos os locais formaram-se colonias e através da união este povo pode prosseguir e construir um cantindo ao redor do mundo.



O povo japônes sempre buscou união e através desta união se fortaleceram fazendo com que as dificuldades fossem sanadas...



Existe uma frase em japônes que é utilizada desde o tempo dos samurais que é



Itame wo wake !



dividir a dor !



ou seja dividir as dificuldades !!



e assim progredir pois se um da comunidade sofresse mais logo os outros lhe estendiam a mão !



como seria bom se isso pudesse ser concretizado em nossa comunidade também !



O museo da imigração abriu este espaço para que todos nos descendentes ou não de conhecer um pouco mais de nossa história!



Parabenizo a JICA pelo exelente conteudo que tem esposto neste espaço




Um comentário:

  1. Oie Mitie que legal , fico contente por esta noticia tenho certeza que a união da familia sempre foi o forte neh ! alias nunca faltou um baralhinho nem a lasanha da Roseli nas reuniões, agora estou na torcida pelo seu pai que sempre admirei muito alias ... quero ver a new generation tbem quem ae canta tbem ..hehehe


    abraços e obrigado pela visita !!

    ResponderExcluir