quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Buenos Aires Maru

Buenos Aires Maru
Ha muitos anos atrás em um conversa com minha avó ele me disse que tinha ido ao Brasil num navio que se chamava Buenos Aires Maru . e desde então ficou gravado em minha memória o nome deste navio que eu ja havia localizado na internet a alguns anos atrás ...
novamente pude localizalo no museo da imigração !
Que legal poder encontrar esta foto esposta por la !! podemos observar pessoas abordo do mesmo so de saber que meus avos ali estavam que meu primeiro tio faleceu dentro deste navio !
So de pensar em quantos sonhos este navio transportou para o Brasil na década de 30 me faz pensar em quantos sonhos os atuais aviões transportam para o Japão !
Uma coisa que sempre aprendi nesta vida foi que devemos sempre seguir o caminho do bem pois assim minha falecida mãe sempre dizia !
Deus ta vendo !!
No decorrer de meus 18 anos aqui no Japão tive a oportunidade de aprender muito, quando vim para ca sozinho em 1990 a situação dos brasileiros aqui era muito triste e solitária a maior alegria mesmo era em poder encontrar brasileiros nas filas de telefones internacionais nas estações de trem e ali a conversa rolava pelas altas horas da madrugada !!
Assim era nossa vida neste lugar depois com a grande explosão da vinda de milhares de brasileiros o Japão foi tomando outro rumo talvez para melhor em alguns aspectos mas também gerou grandes problemas sociais a incompreenção de alguns japoneses!
O Japão de 1988 a 1993
Ponto de encontro nos telefones internacionais
Comida brasileira somente via malas
Apartamento dois por quarto no mínimo
Andar de bicicleta
Andar de ônibus
Andar de trem
Cozinhar aqueles feijões grandes do mercado Japones
Não havia telefone residencial
Escrever cartas e esperar cartas
Tirar fotos do jidohanbaiki
Não havia tsuyako nas empreiteiras nem fabricas
Nosso visto era de turista
Viver em alojamentos
Compras de terça feira a tarde era mais barato
Não tinhamos computadores
Não tinhamos celulares
Não tinhamos carros
Não tinhamos globo internacional
Não tinhamos souguem para trabalhar
Nosso pequeno cantinho era metade de um quarto de 6 tatamis
Não tinhamos jornais nem revistas brasileiras
Não tinhamos nada de eletronicos
a não ser tvs que achamos no lixo .
Não tinhamos games
Não tinhamos cama
Restaurantes hum.. nem iamos !!

Um comentário:

  1. Olá Nilton, sempre que posso dou uma passadinha por aqui pra ver suas fotos e seus textos, muito legais, e as fotos muito lindas...parabens!
    abracos

    ResponderExcluir